Sobremesas clássicas conquistam muitos paladares, afinal, é uma escolha sem erros. Mas existem ingredientes no mercado que conseguem elevar o nível de qualquer preparo, transformando um prato tradicional em uma receita gourmet – como é o caso das favas de baunilha no pudim.
Por isso, essa já é, por si só, uma opção certeira: a textura cremosa e o sabor doce na medida certa fazem do pudim uma sobremesa ideal para qualquer momento do dia. Mas tudo fica ainda mais incrível quando combinado com o aroma e sabor inigualável da baunilha natural.
Por isso, no post de hoje, vamos ensinar como usar as favas de baunilha natural no pudim para que você possa colocar em prática aí na sua cozinha e surpreender a todos com essa sofisticada combinação de sabores.
Conteúdos
Por que escolher favas de baunilha?

Sim, é verdade que existem opções sintéticas no mercado culinário quando se trata da baunilha. Mas será que elas realmente conseguem trazer o verdadeiro sabor desse nobre ingrediente? A resposta é não!
Para quem busca autenticidade e qualidade na hora de preparar uma receita especial, a baunilha natural é, sem dúvida, a melhor escolha. Aqui, o sabor limitado e sintético passam bem longe, dando lugar a um perfil aromático rico, com notas doces e levemente florais. Baunilha de verdade mesmo!
Apesar de poder ser encontrada em diversos formatos, a baunilha natural conquistou a cozinha de muitos chefs renomados no formato de favas, afinal, é o ingrediente em seu maior nível de pureza. Sem contar as sementes presentes na vagem que ainda dão um toque visual às receitas, como é o caso do clássico pudim.
Baunilha: benefícios e versatilidade

Para quem deseja criar sobremesas que encantem os sentidos, a baunilha natural é um ingrediente que vai muito além do sabor. Extraída das orquídeas do gênero Vanilla, a favas possuem compostos aromáticos que não apenas enriquecem os pratos, mas também trazem benefícios especiais.
Ela não é apenas um ingrediente para agregar no sabor, mas também oferece uma experiência sensorial completa. O aroma possui propriedades calmantes, o que a torna ideal para sobremesas que proporcionam conforto e prazer.
Além disso, a baunilha contém antioxidantes poderosos que contribuem para a saúde celular e combatem o envelhecimento precoce. E para chefs e confeiteiros, a versatilidade transforma receitas simples em criações sofisticadas, graças às sementes visíveis e ao sabor autêntico.
Favas de baunilha no pudim – veja receita na prática!

Ingredientes – caramelo
- 200g açúcar
- 5ml vinagre
- 100ml água 1
- 50 ml água 2
Modo de preparo – caramelo
Em uma panela de fundo grosso, adicione o açúcar, a água 1 e o vinagre. Leve para o fogo sem mexer para não cristalizar e cozinhe até obter um caramelo âmbar em uma temperatura de, aproximadamente, 170 °C. Adicione a água 2, desligue o fogo e reserve.

Ingredientes – pudim
- ½ unidade de fava de baunilha natural Vanilla Brasil
- 220 ml leite integral
- 395g leite condensado
- 200g creme de leite UTH 17%
- 2 ovos
- 3 gemas
Modo de preparo – pudim
Em uma panela, adicione o leite, abra a fava de baunilha, retire as sementes e coloque-as junto com a fava no leite (veja abaixo como cortá-la). Leve para o fogo e, quando ferver, desligue e tampe. Deixe em infusão por, no mínimo, 30 minutos.
Retire a fava, acrescente o leite condensado, o creme de leite, os ovos e as gemas. Com auxílio de um mixer de mão, bata até obter um creme homogêneo.
Forre o fundo de uma fôrma de 18 cm com o caramelo feito anteriormente, adicione então a mistura do pudim. Cubra com papel alumínio. Coloque dentro de uma assadeira retangular e adicione água quente. Asse em forno pré-aquecido a 160°C por, aproximadamente, 1h30min.
Quando o pudim estiver pronto leve para a geladeira por no mínimo 6 horas. Desenforme o pudim em um prato, e sirva a seguir.
Créditos da receita: @dessoy
Dicas para um utilizar as suas favas

Viu como é fácil adicionar favas de baunilha no pudim? Para que você possa extrair o máximo de benefícios da baunilha, separamos algumas dicas fundamentais para você colocar em prática. Confira:
- Prepare a fava: antes de começar a preparar sua receita, escolha as favas de baunilha de qualidade, como as oferecidas pela Vanilla Brasil. Elas devem ser flexíveis, com uma textura oleosa e aroma intenso.
Com uma faca pequena e afiada, faça um corte longitudinal na fava e raspe cuidadosamente as sementes (o “caviar” de baunilha) para utilizar no pudim.
2. Nada de leite fervendo: quando for realizar a infusão indicada, aqueça em fogo baixo até que o leite esteja morno, mas não deixe que chegue ao ponto de fervura. Isso ajuda a liberar os compostos aromáticos da baunilha.

3. Não desperdice a fava: Mesmo após a infusão para adicionar as favas de baunilha no pudim, a casca ainda pode ser reutilizada. Lave-a, deixe secar e use para aromatizar açúcar ou fazer extratos caseiros.
4. Combine sabores: para um toque extra de sofisticação, adicione raspas de laranja ou uma pitada de cardamomo junto à baunilha.
5. Caramelo equilibrado: certifique-se de não queimar o caramelo; ele deve estar dourado, não amargo, para harmonizar com a delicadeza da baunilha natural.
Aprenda a conservar as suas favas

Agora você já sabe tudo sobre como adicionar as favas de baunilha natural no pudim, mas não podemos esquecer também da importância que é aprender a conservar as suas favas, afinal, esse é um ingrediente nobre que, quando guardado da forma correta, pode durar muito tempo.
O primeiro passo aqui é conservá-las em um local fresco e longe da luz, afinal, esses agentes externos podem comprometer o frescor e o aroma das mesmas. Guarde-as, de preferência, em um pote hermético.
Para evitar o ressecamento, você pode envolvê-las em filme plástico ou mergulhá-las brevemente em álcool alimentício caso sinta a necessidade de hidratá-las.
Por fim, evite colocá-las na geladeira, apesar de parecer uma boa ideia quando o assunto é conservação. Se for utilizar o eletrodoméstico, opte por congelar as favas caso tenha adquirido em grandes quantidades. Mas lembre-se de embalar bem para que não sofram queimaduras de freezer, ok?

Incorporar favas de baunilha natural no pudim não apenas eleva a receita, mas também transforma a experiência de quem o saboreia. Com as dicas deste artigo, você pode criar uma sobremesa que impressiona pelo sabor e sofisticação.
E se você busca baunilha natural de alta qualidade, a Vanilla Brasil é referência no mercado. Nossas favas são cuidadosamente selecionadas para oferecer o melhor aroma e sabor, garantindo um produto fresco e autêntico. Seja para receitas caseiras ou projetos gastronômicos sofisticados, temos o produto ideal para você.
Pronto para experimentar? Descubra nossas favas de baunilha aqui!
